top of page
Foto do escritorNatália

Saiba como se comportar em um processo seletivo

Tema: Dicas de como agir para conseguir conquistar a sua vaga



O processo seletivo é uma das formas de contratação adotadas pelas empresas. Ele é dividido em etapas e visa recrutar os melhores talentos do mercado, avaliando as competências técnicas e comportamentais dos candidatos. Em meio a tantos inscritos cada detalhe pode fazer a diferença e por isso é fundamental conseguir se destacar para conquistar a aprovação.


Os processos seletivos variam de empresa para empresa, mas no geral, ter um bom currículo é apenas o primeiro passo para conquistar uma vaga de trabalho. Você precisará passar por etapas de dinâmicas e entrevistas, em que a parte comportamental é crucial para convencer os recrutadores de que você é o profissional ideal para a empresa.


Quer saber como se comportar durante o processo seletivo? Confira as nossas dicas para se dar bem em qualquer recrutamento e conseguir a sua vaga!


Mantenha a calma:

A ideia de passar por qualquer avaliação que seja, gera uma certa ansiedade e nervosismo nas pessoas. Toda essa tensão pode impactar negativamente no seu desempenho, e por isso é muito importante procurar manter a calma durante todo o processo seletivo.


Ao controlar o seu nervosismo você será capaz de conseguir fazer análises rápidas, claras e objetivas, sem se enrolar para responder perguntas ou simplesmente não conseguir elaborar uma resposta. Dessa forma você já sairá na frente de muitos concorrentes, porque saberá lidar com aquele que pode ser o seu pior inimigo, VOCÊ MESMO.




Estude a empresa:

A maioria das empresas possui uma cultura muito forte com suas missões, visões e valores bem estabelecidos e até mesmo enraizados em cada um de seus membros. Sabendo disso, é necessário estudá-los a fim de compreender o seguinte fato: Ao entrar em uma dessas empresas você estará sujeito a se adaptar, e vamos combinar que não é nada interessante ir a um lugar no qual não simpatize com as ações das pessoas. Isso apenas servirá para te deixar desmotivado, podendo ser a causa do estopim de doenças psicológicas como ansiedade e depressão.


Se você já analisou a cultura da empresa e se identificou, não fique com receio de usar isso a seu favor durante o processo seletivo. Aliás, você estará tomando uma excelente atitude, pois, vai mostrar aos recrutadores que você está alinhado com o perfil de colaboradores que estão buscando.


Além de estudar a cultura, pesquise as últimas notícias da organização, seus projetos sociais e, se possível, mostre que conhece a empresa, que está atualizado e ciente dos seus objetivos. Essa atitude vai te destacar em meio aos demais concorrentes e te deixar mais perto de conquistar a sua vaga.



Seja pontual:


Se existe uma característica muito importante para se evidenciar em um processo seletivo e se levar para a vida toda é a pontualidade. Que é muito importante não se atrasar em um processo seletivo todo mundo sabe, mas você sabia da importância de se programar para chegar antes do horário?


Ser pontual significa cumprir com seus compromissos no horário marcado, e para isso você precisa se planejar para que mesmo com possíveis imprevistos, você chegue no horário. Talvez você chegue 30 minutos antes do horário marcado, mas é melhor do que chegar atrasado por conta de um engarrafamento, por exemplo.


Normalmente já existe muita tensão e nervosismo durante o processo seletivo, imagina somar isso a toda a ansiedade e preocupação de não chegar a tempo? Além de ser primordial para que a sua imagem não fique manchada, ser pontual te permite manter a calma e se ambientar com o local em que vai acontecer a etapa de seleção.



Tenha uma boa postura:


Mesmo sob a pressão de uma seleção, é fundamental conseguir manter a postura, passando profissionalismo, tranquilidade e confiança para os recrutadores. Nesse sentido, tanto a comunicação verbal quanto a não verbal são muito importantes para transmitir a mensagem correta para quem te avalia. De forma geral, procure falar de forma clara e objetiva, sem interromper as pessoas, e dê uma atenção especial para a sua comunicação não verbal.


A sua expressão facial, corporal e até mesmo o seu tom de voz podem transmitir muitas mensagens para os recrutadores. Por isso é indicado que você mantenha um tom de voz firme e no volume adequado, estabeleça contato visual com as pessoas e tenha muita atenção a sua linguagem corporal, evitando ficar curvado, demonstrar inquietação e gesticular demais.


Busque estar de acordo com a linguagem usada pelos recrutadores, pois algumas empresas podem usar uma linguagem mais informal e descontraída, enquanto outras podem exigir uma linguagem mais formal. Estar alinhado com a forma que os colaboradores da empresa se comunicam tem um efeito bem positivo no recrutamento. Mas lembre-se de que mesmo em ambientes mais informais nem tudo é permitido e você deve estar atento para não “se deixar levar”. Tenha em mente que você está sendo avaliado e todas as suas atitudes contam, sejam elas antes de uma atividade começar ou ao término das entrevistas ou dinâmicas, por exemplo.



Vista-se bem:

É muito comum a frase “a primeira impressão é a que fica”, e a sua vestimenta e aparência pode ter um grande impacto nesse sentido.


Muito relacionada a comunicação não verbal, estar a par das boas práticas e da cultura da empresa quanto a vestimenta e aparência é muito importante para passar a mensagem correta para os recrutadores.


O mais importante é buscar saber como as pessoas da empresa costumam se vestir, já que algumas empresas adotam roupas mais informais e uma flexibilidade em relação a aparência, enquanto outras possuem inclusive código de vestimenta, exigindo que os colaboradores sigam todas as normas em relação a aparência.


Isso porque não faz sentido você usar uma roupa social para entrevista em uma empresa em que as pessoas usam roupas mais despojadas, e o oposto também se aplica. Estar alinhado quanto a vestimenta e aparência adotados pelos funcionários passa uma ideia de pertencimento, e mesmo que dependendo da empresa não haja exigências quanto a isso, gera uma impressão positiva.


Algumas dicas mais gerais seriam o uso de sapato fechado, calça comprida ou saia social abaixo do joelho, evitar roupas transparentes, curtas e decotadas e uso moderado de maquiagem e acessórios. Normalmente é interessante prestar atenção as cores usadas, tanto nas roupas quanto nos acessórios, evitando cores muito chamativas.




Se prepare para as dinâmicas:


O principal objetivo das dinâmicas em grupo é avaliar o comportamento dos concorrentes em relação ao trabalho em equipe. Normalmente não existe resposta certa ou errada para as dinâmicas, mas sim o comportamento correto.


Os participantes precisam ter muita atenção quanto ao que fazem ou deixam de fazer, sabendo que existe uma diferença entre se destacar e aparecer. Demonstrar iniciativa é tão importante quanto conseguir trabalhar em conjunto, respeitando as ideias dos outros participantes e evitando centralizar demais a atividade.


Conseguindo trabalhar bem em equipe, as chances de obter um bom resultado nas atividades e concluir o objetivo, são grandes. Lembre-se que em uma empresa as pessoas dependem umas das outras, pois não conseguem fazer tudo sozinhas, e na dinâmica de grupo é a mesma ideia.



Não existe uma fórmula mágica para ser aprovado em um processo seletivo, pois cada empresa é única e podem valorizar características diferentes, além das competências poderem variar também de acordo com cada vaga. Por isso é tão importante fazer uma preparação personalizada para cada empresa que você se candidatar, pesquisando sobre a organização e entendendo sua cultura e o que cada uma delas espera dos candidatos.

Gostou das nossas dicas?

Então compartilhe com aquele amigo que precisa saber como se comportar em um processo seletivo!


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page