top of page
  • Foto do escritorNatália

A importância da inteligência emocional no meio empresarial.

Entenda porque a Inteligência Emocional é tão valorizada pelas organizações




Definição


Provavelmente você já deve ter escutado falar sobre inteligência emocional, correto?

Esse conceito tem ganhado cada vez mais valorização no ambiente profissional, já que o desenvolvimento dessa habilidade impacta diretamente o nosso comportamento no trabalho e se tornou mais necessária ainda nesse momento em que estamos vivendo.


A inteligência emocional é a habilidade de saber entender e gerenciar suas emoções, aprendendo a lidar com suas inseguranças e pontos fracos, com o intuito de alcançar coisas positivas.


Desenvolver a inteligência emocional melhora no relacionamento com as outras pessoas, execução das atividades propostas e na qualidade de vida no trabalho. Além disso, melhora a compreensão de como os sentimentos são capazes de influenciar no desempenho e ajuda a aumentar a empatia.


Então, ser adepto desses fundamentos geralmente influencia na capacitação de uma equipe e ajuda alcançar resultados positivos.




Quais os benefícios da inteligência emocional:


A inteligência emocional é capaz de trazer uma série de benefícios aos profissionais que decidem desenvolver verdadeiramente essa competência. Dentre os aprendizados mais relevantes estão:

  • Gerenciar conflitos e pressões do dia a dia;

  • Ter uma comunicação mais transparente e eficiente;

  • Evitar discussões e competições desnecessárias;

  • Controlar impulsos e canalizar as emoções;

  • Persistir diante de obstáculos e desafios;

  • Desenvolver e manter relações profissionais;

  • Colaborar para um ambiente de trabalho mais integrado;

  • Tomar decisões com clareza, sem influência de sentimentos momentâneos;

  • Liderar equipes de forma eficiente, com foco em pessoas e metas.





Subdivisões da Inteligência Emocional:


O desenvolvimento da inteligência emocional está diretamente ligado aos seguintes fatores, tidos como os pilares da IE:


Autoconhecimento

É o quanto nos conhecemos e sabemos nossos pontos fracos, fortes e reações. Precisamos lidar com os pontos fracos, de modo que eles possam ser aceito e melhorados, e no ponto forte você deve continuar aprimorando para se tornar cada vez melhor. Além disso, quanto mais a pessoa se conhece, mais consegue desenvolver a inteligência emocional, pois conhece os seus limites.


Autocontrole

Capacidade de controle sobre emoções, impulsos e mau humor, de forma a equilibrar o lado racional e emocional.


Empatia

Capacidade de enxergar as situações pela perspectiva dos outros.


Motivação

Saber se motivar e se manter motivado é extremamente importante para obter um ganho pessoal e profissional, pois a motivação influencia diretamente no desempenho dos colaboradores.


Habilidades sociais

Interação de qualidade entre as pessoas, em que a pessoa sabe se expressar e também ouvir o próximo. As habilidades sociais são essenciais para um bom relacionamento no ambiente de trabalho, de forma a promover um clima harmonioso no time.



Esse combo de capacidades traz uma melhora significativa no dia a dia do ambiente de trabalho e, dessa forma, evita uma série de transtornos que costumam acontecer com facilidade entre pessoas que não se atentam para a importância de desenvolver a inteligência emocional.






Comportamento das empresas:


Para as empresas, essa competência é um diferencial em todos os aspectos, porque separa os profissionais comuns dos que têm potencial para posições de responsabilidade e confiança.


As empresas atualmente começaram a se preocupar com o emocional dos seus colaboradores, uma vez que, pessoas são movidas pela emoção.

Portanto, a fim de melhorar o emocional dos funcionários, as empresas passaram a disponibilizar horários mais flexíveis, seguros de saúde com acompanhamento da saúde mental e presença de psicólogos no RH.




A Importância da inteligência emocional no trabalho:


A inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso dos indivíduos, já que a maioria das situações vividas no trabalho exigem habilidades de relacionamento. As capacidades emocionais de empatia e motivação, por exemplo, dizem respeito à nossa interação com o outro. Essas habilidades são importantes para a organização de grupos, capacidade de negociar e liderança.


É visível que um profissional calmo, que tem clareza sobre suas emoções e sentimentos na hora de avaliar determinada situação, bem como resiliência, e que sabe gerenciar imprevistos e lidar com mudanças repentinas em seu dia a dia de trabalho, tem muito mais chances de alcançar o sucesso do que aquele que vive estressado e resolve os conflitos com impulsividade.


Em situações de conflito, a necessidade de se ter a inteligência emocional bem desenvolvida é nítida. Quando alguém não sabe ao certo o que sente, não é empático e não dosa suas reações, o problema é inflamado e dificilmente resolvido. Acontecem ofensas, mágoas e prejuízo para o trabalho e para o Clima organizacional.




Como desenvolver a inteligência emocional no trabalho:


algumas maneiras que irão te ajudar a desenvolver essa habilidade tão determinante para o sucesso:

  • Comece a observar o seu próprio comportamento e a refletir sobre ele

  • Encontre maneiras de dominar as suas emoções – exercícios de controle da respiração podem ajudar

  • Lide melhor com os seus sentimentos negativos

  • Trabalhe a sua autoestima

  • Pratique a arte da resiliência

  • Desenvolva a empatia.

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page