Tema: Mapeamento de Processos
Seus funcionários se sentem “perdidos” no decorrer de algum processo? Se a resposta for “sim”, quer dizer que, muito provavelmente, a sua empresa sofre com uma má gestão dos processos. Isso acontece quando todos os processos da empresa, seja ela uma pequena, média ou grande, não estão bem definidos. Dessa forma, a ineficiência no resultado final, perdas de matéria-prima e mão-de-obra ociosa aparecem como os principais resultados.
Em um mercado cada vez mais competitivo, onde detalhes separam um empresa da outra, processos não definidos e sem clareza aparecem como um grande atraso para o crescimento.
Para iniciar um Mapeamento de Processos, você precisa conhecer, exatamente, os seus pontos fortes e fracos, sabendo o que precisa fazer para melhorar os fracos e fazer com que os fortes continuem assim. Com esses pontos bem definidos, a melhora no desempenho da sua empresa está um pouco mais próxima.
Os próximos passos, a partir daí, são mais críticos e merecem ainda mais atenção. Agora, é necessário que você determine os objetivos desse processo dentro da sua empresa, levando em consideração, principalmente, o quê e como ele deve produzir, da melhor forma possível.
A próxima etapa é identificar e compreender o seu cliente. O que você fez/faz que atraiu a atenção dele? Qual é a expectativa produzida através do resultado final do seu produto/serviço? O cliente tem possibilidade/liberdade para sugerir melhorias para os seus processos? Quanto melhor o seu cliente for tratado, mais importante ele vai se sentir, aumentando novas demandas e agregando valores ao seu negócio.
Já que as necessidades do seu cliente já estão definidas, neste momento, o objetivo é identificar todos os componentes que participarão do processo, ou seja, recursos humanos, máquinas, tecnologias, matéria-prima e outros (tudo aquilo que, de fato, contribui para a produção do seu produto e/ou serviço, sendo combinados em uma espécie de quebra-cabeça).
Falando em matéria-prima, outra parte relevante que precisa ser conhecida é o fornecedor (ou grupo de fornecedores). Se você quer entregar o melhor produto e/ou serviço para o seu cliente, você precisa ter a melhor matéria-prima à sua disposição (sem esquecer do preço, claro).
Agora você precisa conhecer os limites do seu processo. Não adianta ter um processo estruturado e bem definido se você espera um resultado muito acima do que ele pode entregar. Fique tranquilo, pois essas melhorias aparecerão com o tempo, seja com o aumento de experiência/conhecimento ou até mesmo com os sinais que o sistema pode dar.
Por fim, a documentação de todos os processos descritos anteriormente é o Mapeamento dos Processos que servirá para a análise e melhoria de desempenho da organização, por meio da padronização das operações, sendo o diagrama de processos com a notação BPMN a ferramenta utilizada.
Seguindo todos os passos, você vai se surpreender com o aumento da qualidade do seu produto final e, principalmente, com o potencial que estava sendo desperdiçado. Está preparado para ultrapassar a sua concorrência?
Comentarios