Tema: Metodologia Scrum
A metodologia Scrum ou Framework Scrum tem como objetivo principal a gestão de tarefas, mas também pode ser usado para realizar previsões, gerando, assim, resultados mais precisos e entregas mais rápidas dentro de um ambiente de desenvolvimento baseado em equipes.
Essa metodologia possui foco na qualidade, entregas incrementais e organização de tarefas a serem executadas, para isto são criados softwares que são desenvolvidos com base em três itens: Sprint, Release e Product.
- Sprints: São iterações ou ciclos, de até um mês, em que o trabalho é realizado. No geral, as tarefas que não forem concluídas em um sprint são incluídas no próximo. Vale lembrar que os Sprints devem possuir datas fixas de início e fim, tendo sempre a mesma duração, normalmente.
- Release: É a entrega de um produto pronto, gerado pelo time de desenvolvimento em um ou mais Sprints sucessivos, para ser utilizado pelos clientes, normalmente.
Para a aplicação dessa metodologia é essencial compreender as bases necessárias para sua fundamentação, que são dividas em três: Documentos (artefatos); Atividades Básicas e Papéis Fundamentais.
Papéis Fundamentais:
1 - Product Owner: Possui um papel fundamental para o desenvolvimento das atividades, pois é quem exerce uma posição de liderança. Ele é responsável por intermediar as relações (uma ponte) entre a empresa, entendendo suas principais necessidades, e Equipe Scrum, o qual passará toda as informações do projeto e auxiliá-los em sua execução. Estabelecendo, uma comunicação efetiva entre os interessados.
2 - Scrum Master: Este não possui a autoridade de controle sob a equipe, mas é responsável por auxiliar no desenvolvimento das atividades com base nos valores e princípios da prática Scrum, além de, dar suporte na resolução de problemas e fazer melhorias na metodologia.
3 - Time Scrum (Equipe): São um conjunto de pessoas que trabalham em um objetivo em comum responsáveis pela concepção, construção e testes do produto. Além disso, ao decorrer da execução das atividades, serão responsáveis, também, pela sugestão e realização de melhorias dessa metodologia.
Documentos (artefatos):
1 - Product Backlog: É uma lista com todas as tarefas que devem ser cumpridas para atingir os objetivos definidos. Essas tarefas devem ser priorizadas pelo Product Owner, de modo a determinar e gerir sua sequência. O Product Backlog evolui constantemente, já que os seus itens podem ser adicionados, excluídos e revistos pelo Product Owner, devido às demandas que possam surgir.
2 - Sprint Backlog: Contém as atividades que devem ser cumpridas durante o sprint.
Definição de Feito: A equipe define o que significa um trabalho estar concluído, e tendo essa definição como base, são assegurados para considerar um trabalho como feito.
3 - Definição de Feito: A equipe define o que significa um trabalho estar concluído, e tendo essa definição como base, são assegurados para considerar um trabalho como feito.
Atividades Básicas:
1 - Planejamento do Sprint: É uma reunião em que o Product Owner apresenta para a equipe os itens de maior prioridade do Product Backlog, e a equipe, por sua vez, seleciona os itens que farão parte do Sprint Backlog. Além disso, a equipe deve definir e detalhar como serão desenvolvidos os itens do Sprint Backlog.
2 - Execução do Sprint: A equipe começa a executar as tarefas do Sprint e durante esse período são feitas reuniões diárias (Daily), para que a equipe acompanhe o progresso das atividades.
3 - Reuniões Diárias: São reuniões realizadas todos os dias, com duração de 15 minutos, em média, com o intuito de alinhar os membros da equipe sobre o andamento das atividades.
4 - Revisão do Sprint: No final de cada Sprint é feita uma revisão em que apresenta-se para o Product Owner o que foi realizado no Sprint.
5 - Retrospectiva do Sprint: É uma avaliação, feita pela equipe, acerca do que foi positivo e negativo no Sprint e o que precisa melhorar para o próximo.
6 - Product Backlog Grooming: O Product Backlog Grooming pode ser definido como o refinamento dos itens do Product Backlog. Através de reuniões de Backlog Grooming são feitas melhorias no Product Backlog, estimando o tamanho e esforço de cada item.
Tendo em vista as suas aplicações e sua funcionalidade, percebe-se o benefício para sua implementação, pois através dela há transparência e entrega contínua de valor. Além disso, os feedbacks são feitos constantemente, o que colabora para uma melhoria contínua, além de entregas rápidas e qualidade no planejamento e no resultado final.
Comentarios