Tema: Metodologia 5s
Problemas com limpeza, espaço físico, organização, produtividade, desperdícios na sua empresa? Caso a resposta seja afirmativa, este artigo tem por objetivo mostrar a importância da utilização do método 5s no combate desses contratempos, mostrando sua eficiência e os resultados positivos que pode gerar. Mas o que é, afinal, esse método?
Este conceito foi criado no japão após a segunda Guerra Mundial e está ligado diretamente à qualidade e à cultura dos processos, objetivando orientar empresas no que diz respeito à disciplina e organização, tendo como consequência trazer uma redução de desperdícios e um aumento na eficiência operacional.
O método 5s, ou também chamado de cinco sensos, se refere às iniciais das palavras Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke que traduzindo para o português, respectivamente: Organização, Limpeza, Padronização e Disciplina.
Seiri - Senso de Utilização
Refere-se a utilização equilibrada e com bom senso dos recursos da empresa, tais como: ferramentas, máquinas, materiais, equipamentos, informações, insumos e outros, fazendo uma reorganização do que não é indispensável para execução de tarefas, criando um ambiente mais funcional e limpo.
Seiton - Senso de Organização
É interpretado como a organização do local de trabalho propriamente dita visando uma maior eficiência. Alocação dos recursos de modo que os mesmos sejam de fácil acesso e utilizados de maneira imediata. A realização deste senso, implica numa das principais premissa dentro de uma empresa: economia de tempo.
Seiso - Senso de Limpeza
Este senso se mostra importante pelo fato de mostrar a importância de eliminar resíduos, sujeiras e objetos desnecessários no local de trabalho. Surge a idéia de que a limpeza é uma responsabilidade de todos, possuindo como objetivo um local mais agradável, seguro e que os funcionários se sintam motivados pelo o que o ambiente os proporciona, podendo aumentar até mesmo a produtividade da empresa.
Seiketsu - Senso de Padronização e saúde
O senso em questão tem por finalidade manter os outros três “S” (Utilização, organização e limpeza) coesos de formas que os mesmos não se percam, almejando uma maior padronização dos processos e ambientes de trabalho. Ainda neste senso, engloba-se também o conceito de saúde,mostrando que se faz necessário cuidar dos locais onde pode ser detectados riscos ergonômicos na qual os colaboradores podem se prejudicar.
Shitsuke - Senso de Disciplina
Este senso está definido para o cumprimento e engajamento pessoal para com os princípios elencados anteriormente no que diz respeito à ética e moral, mesmo quando não haja uma vigilância sobre o trabalho.
A metodologia 5S estudada, tem como objetivo atingir dos níveis operacionais até o estratégico dentro de uma empresa mostrando-se muito útil. Muitas organizações renomadas têm reconhecido o valor deste conceito e vêm aplicando em seu dia a dia, tendo em vista seu baixo custo de implementação, facilidade de compreensão e os benefícios que ele pode proporcionar.
Comentários