top of page
Foto do escritorNatália

Entenda a capacidade de melhoria que o diagrama de Pareto pode trazer.

Tema: Diagrama de Pareto




Está atolado de problemas e não sabe por onde começar a resolver? Vamos apresentar agora uma ferramenta que pode elucidar esse desafio. A ferramenta é o diagrama de pareto que consiste em fazer uma ordem de urgência dos problemas que precisam ser resolvidos, levando em consideração a regra (80-20), ou seja, 80% dos problemas são constituídos por 20% das causas. Isso significa que, grande parte dos problemas que existem numa empresa são causados por mínimos erros. Sabendo disso, é possível gerar ferramentas para reduzir perdas, e uma delas é o Diagrama de Pareto.




Agora que já entendemos a ideia que tal partirmos para a prática?! Vamos aprender o passo-a-passo da montagem do diagrama de Pareto.



1 º - Faça a definição do problema a ser investigado.


(Qual é o problema?)

Por exemplo: podem ser analisados os defeitos de um determinado produto, até mesmo, as reclamações feitas pelos clientes.




2 º - Faça a definição dos dados a serem coletados.


(Quais dados eu preciso coletar?)

Por exemplo, no caso das reclamações feitas por clientes, poderíamos listar o atraso na entrega, pedido errado, preço alto, produto quebrado, validade vencida, dentre outros, que aparecem com menos frequência.




3 º - Elabore uma planilha, ou uma tabela, com as seguintes colunas: Categorias, Quantidades, Totais acumulados, Porcentagem e Porcentagens acumuladas.


Categorias: aqui são os dados escolhidos no segundo passo;

Quantidades: totais de cada item;

Totais acumulados: somatório das quantidades;

Porcentagem: quantidade individual dividido pelo total acumulado;

Porcentagens acumuladas: soma da porcentagem do item com a porcentagem anterior.




4 º - Faça a definição do método de coleta de dados.


(Qual instrumento de coleta pode me ajudar?)

Por exemplo, pode ser utilizado um formulário, no qual lhe permite obter respostas como: o

atraso ocorrido na entrega X reclamações no total observado.



5 ° - Preencha a planilha, ou tabela, com os dados coletados.


(Quais dados devo utilizar?)

Utilize os dados obtidos no método aplicado no 4° passo.




6 º - Arrume os itens em ordem decrescente.

(Qual critério devo usar?)


Geralmente o critério de análise escolhido é por frequência ou custo.




7 º - Crie o gráfico.

(Mas e como criar o gráfico?)


Usando o Excel, selecione a coluna de porcentagem acumulada e uma outra, como a frequência, depois clique em inserir e selecione a opção de gráfico de barras.




(E quem não usa o Excel?)


Essa ferramenta permite ser feita manualmente. Faça três retas: duas retas verticais, e uma horizontal. Em uma das retas verticais coloque os dados da porcentagem acumulada, na outra, a frequência, e na reta horizontal coloque os problemas estratificados, do passo 2. Como mostrado na figura (diagrama de Pareto(autores 2020)).



E agora? O que fazer?



Simples, basta olhar o gráfico e/ou a tabela/planilha, especificamente para a porcentagem acumulada, e procurar porcentagem de 80%, esse item correspondente aos 80% e os anteriores a ele serão as causas a serem resolvidas com mais urgência. Um detalhe importante é que essa ferramenta não dita que as outras falhas não são importantes, muito pelo contrário, todas são e precisam ser resolvidas, mas existe uma hierarquia de urgência maior para uma do que para outra.



Com isso evidenciamos que o diagrama de Pareto possibilita a fácil visualização e identificação das causas e problemas mais importantes, proporcionando a união de esforços para saná-los; além de estar listado nas sete ferramentas da qualidade, trata-se das técnicas identificadas como as mais proveitosas na resolução de problemas e que têm relação com o conceito de qualidade.



Vale a pena adicionar à sua lista de uso!





45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page