Tema: Gestão de Estoque
Mesmo sendo muito importante, pois um estoque mal gerenciado pode trazer alguns prejuízos significativos para as empresas, a gestão de estoque na maioria dos casos não recebe a devida atenção de muitas empresas.
O controle do estoque é de suma importância para se evitar a escassez ou o desperdício de materiais. Ele ajuda a evitar prejuízos como perdas de clientes, compras desnecessárias, aluguéis de locais extras para armazenamento do estoque, pagamento de fornecedor sem que a receita tenha entrado no caixa, produtos se tornarem obsoletos ou fora da validade, entre outras coisas.
As empresas que buscam um bom gerenciamento de estoque mantém uma boa vantagem frente a suas concorrentes, pois se a empresa conseguir atender o cliente na hora certa com a quantidade certa, conseguirá garantir a venda e talvez fidelizar o cliente, pois o cliente sabe que a empresa estará pronta para atendê-lo sempre que ele precisar.
Um bom controle de estoque ajudará a empresa a trazer previsibilidade para o negócio, dirá o quanto de material será usado na produção, quando será preciso fazer a compra de novos produtos nos fornecedores e até mesmo se está havendo algum desperdício ou fraude no processo produtivo. Para isso, muitas empresas utilizam softwares para registrar as quantidades de entradas e saídas de produtos do estoque, registrar uma quantidade mínima e avisar quando se há a necessidade de repor o estoque, preço médio de um produto, registros de fornecedores entre outras coisas. Isso ajudará a empresa a otimizar os investimentos e diminuir os custos com estoques.
Esses registros do estoque poderão verificar quais produtos tem mais saída e em qual período, e assim a empresa entenderá as necessidades e a tendência do público consumidor podendo a empresa adotar estratégias de marketing e vendas direcionadas para maximizar seus lucros.
Pedro Janot, membro do Conselho da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, notou: “... que a principal questão em uma economia apertada é saber como equilibrar o comportamento do consumidor e o estoque.” Com isso vemos que a maior dificuldade que uma empresa encontra hoje é saber o quanto se precisa ter em estoque, para atender os cliente, sem onerar o orçamento da empresa.
Consegue-se observar o quão importante é ter uma boa gestão do estoque. E quantos malefícios uma má gestão do estoque pode trazer ao empreendedor, podendo levar a sua empresa a falência. Por isso é importante focar e dar as devidas atenções a este setor buscando sempre aprimorar desde os softwares até as pessoas que trabalham neste setor.
Comments